Mount sua Escola 2022 - EMEI João Jacob Lorenzini

A aplicação da abordagem de design na educação, seja em escolas públicas ou privadas, tem se destacado como uma estratégia fundamental para transformar o processo de aprendizado em algo mais envolvente, significativo e eficaz. Um exemplo inspirador desse princípio é o Projeto "Mount sua Escola", realizado em 2022 em parceria com educadores, membros da sociedade e alunos da Escola de Educação Infantil João Jacob Lorenzini. Essa iniciativa revelou a importância da sociabilização por meio de atividades lúdicas conduzidas pelo Coletivo Mount, em um período de seis meses, e o resultado foi verdadeiramente surpreendente.

A abordagem de design na educação parte do pressuposto de que o processo de aprendizado pode ser moldado de maneira criativa e adaptativa, de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes. Ela enfatiza a importância de abraçar a experimentação, a empatia e o pensamento crítico como pilares para a construção do conhecimento.

A iniciativa multidisciplinar liderada pelo Coletivo Mount tinha como objetivo principal promover a sociabilização entre as crianças. Para alcançar esse objetivo, foram desenvolvidas atividades lúdicas que incentivavam a colaboração, a criatividade e o trabalho em equipe. Ao longo do processo de seis meses, os alunos puderam participar ativamente na criação de um brinquedo especial que estimulava a sociabilização.

O brinquedo resultante do projeto é composto apenas de cabos de vassoura e conexões de borracha, proporcionando uma plataforma versátil para a montagem de estruturas lúdicas, como cabanas, castelos, esqueletos e foguetes. O grande diferencial desse brinquedo era a sua natureza coletiva, pois as crianças precisavam trabalhar juntas para construir suas criações. Essa abordagem não apenas estimulou a sociabilização, mas também promoveu habilidades essenciais, como comunicação, negociação e resolução de conflitos.

O resultado final desse projeto foi verdadeiramente notável. As crianças não apenas se divertiram enquanto aprendiam, mas também desenvolveram um senso mais profundo de comunidade e conexão uns com os outros. A sociabilização se tornou uma parte integral do processo educacional, contribuindo para o desenvolvimento social e emocional das crianças.

Além disso, a abordagem de design na educação também teve um impacto significativo nos educadores envolvidos no projeto. Eles aprenderam a adaptar suas práticas pedagógicas para melhor atender às necessidades dos alunos e a incorporar elementos lúdicos e criativos em suas abordagens de ensino.

O Projeto "Mount sua Escola" é um exemplo inspirador de como a abordagem de design na educação pode ser aplicada com sucesso para criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico e significativo. Esse projeto serve como um modelo inspirador para escolas públicas e privadas que desejam transformar o processo educacional em uma experiência mais enriquecedora e colaborativa."