Saiba como está nossa campanha de produção e distribuição de Face Shields para profissionais da saúde

Após a divulgação do Razões para Acreditar, começamos a receber uma série de solicitações de diversos profissionais da saúde, mas também uma grande quantidade de doações para produção dos Face Shields.

Segunda, 25 de maio de 2020

Médicos plantonistas da UTI do Hospital Mario Covas

Logo após o início da quarentena imposta pela pandemia da COVID-19, nós do Coletivo Mount, (que realizamos projetos principalmente na educação, utilizando o design como abordagem para mudar o mundo) nos vimos inquietos e começamos a pensar na melhor maneira de unir forças a todos que estavam e estão na linha de frente no combate à mais grave crise sanitária da história moderna, não só do Brasil mas também do mundo.

Sendo assim, com um breve olhar sobre as condições de trabalho dos profissionais da saúde de todo país, percebemos que não existiam ou estavam escassos EPIs para médicos e enfermeiros em toda rede de saúde pública. A partir desse panorama resolvemos incluir o design nessa questão e adaptamos Face Shields de um modelo criado nos EUA para os padrões nacionais.

O face shield é feito através da montagem de duas partes plásticas que pode ser feito rapidamente e em grandes quantidades usando CNC, cortador a laser ou ainda através de estampagem. A espessura do material é de 0,5 mm e pode ser: policarbonato, pvc cristal ou petg. Depois de cortados, os protetores faciais podem ser compactados, encaixotados e enviados imediatamente. A equipe do hospital pode montar facilmente no local, conforme necessário.

Acreditamos que essa solução é a maneira mais rápida e fácil de criar Face Shields e ajudar a solucionar pelo menos uma parte da atual escassez de EPIs em todo o país.

Começamos então a divulgar o projeto, receber doações, produzir e distribuir gratuitamente os face shields para todos aqueles que necessitassem. Nesse meio tempo, o Razões para Acreditar nos ajudou com publicações no site e também em suas redes sociais e isso foi fundamental para a expansão da nossa iniciativa.

Após a divulgação do Razões para Acreditar, começamos a receber uma série de solicitações de diversos profissionais da saúde, mas também uma grande quantidade de doações para produção dos Face Shields. Hoje já distribuímos mais de 600 unidades para diversos locais de SP e também do Brasil, como: Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul, Santa Casa de Santos, Hospital Municipal de Cubatão, Hospital Ermelino Matarazzo, Hospital Mario Covas, Hospital Municipal de Santo André, Hospital Vila Alpina, Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul, Beneficência Portuguesa de Santos, Hospital de Urgência de Goiânia, Hospital Federal Cardoso Fontes no RJ, AME Heliópolis (que foi transformado em hospital de campanha e foi inaugurado em 18/05), entre outros diversos profissionais da saúde que nos solicitaram os protetores individualmente.

Criamos também uma landing page em nosso site (http://covid19.mountsuaescola.com.br) específica sobre os Face Shields, onde disponibilizamos de maneira totalmente aberta e gratuita os desenhos em diversos formatos, para que outras empresas, coletivos, gráficas ou qualquer pessoa possam baixar, produzir e distribuir os Face Shields, fazendo com que esse item fundamental de prevenção possa chegar a mais profissionais da saúde. Nessa landing page também é possível saber como fazer a sua doação.

Além disso, em uma ação mais recente, disponibilizamos um formulário (https://forms.gle/fVfNpPxCvZ2GDAtx9) para mapearmos todos os makers que possam ajudar na impressão dos face shields e na distribuição para hospitais e profissionais da saúde. Em paralelo, estamos construindo uma nova plataforma online, que estará pronta em breve, para deixar o projeto ainda mais visível.

Fica aqui o nosso agradecimento a todos que direta ou indiretamente estão nos ajudando, principalmente ao Razões para Acreditar, que foi fundamental para que o projeto pudesse ser conhecido por mais pessoas e, com isso, multiplicar a ação.


voltar