Desafio internacional Design for Emergency

O Coletivo Mount, através do Projeto Face Shields, foi selecionado entre as principais ideias do mundo na categoria Segurança Física no combate à pandemia da Covid-19

Sexta, 14 de agosto de 2020

Esse projeto foi uma adaptação do conceito original, criado nos EUA pela InStore Design Display, feita pelos integrantes do Coletivo Mount para os padrões nacionais. O hotsite do projeto pode ser visto nesse link.

O face shield é feito através da montagem de duas partes plásticas que pode ser feito rapidamente e em grandes quantidades usando CNC, cortador a laser ou ainda através de estampagem. A espessura do material é de 0,5 mm e pode ser: policarbonato, pvc cristal ou petg. Depois de cortados, os protetores faciais podem ser compactados, encaixotados e enviados imediatamente. A equipe do hospital pode montar facilmente no local, conforme necessário.

Acreditamos que essa solução foi a maneira mais rápida e fácil de criar face shields e ajudar a solucionar pelo menos uma parte da atual escassez de EPIs em todo o país.

Enviamos mais de 1000 unidades para vários estados do Brasil e além disso, disponibilizamos os arquivos open source para que qualquer pessoa pudesse baixar, produzir, replicar e melhor a ideia e ajudar a salvar vidas.

Para tentar expandir ainda mais o alcance da nossa iniciativa, inscrevemos o projeto na plataforma Design for Emergency, que aglutinou um conjunto de iniciativas mundiais para ajudar e enfrentar a emergência do COVID-19 pelo Design. Fomos um dos projetos selecionados e o resultado pode ser visto nesse link.

Agradecemos a todos que nos ajudaram, produziram e compartilharam a ideia!


voltar